quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Algumas considerações sobre a mudança do Tumblr e reativação deste blog

Como os leitores mais frequentes deste blog sabem, nos últimos anos eu estive muito mais ativa no Tumblr do que aqui, e eu não pensava exatamente em voltar para o Blogspot sem um bom motivo.


Acontece que tempos atrás o Tumblr (antes uma plataforma independente de blogs) havia sido vendida para o grupo Yahoo, e com isso veio uma preocupação para todo mundo que mantinha suas contas e galerias ali, que o Yahoo eventualmente "limpasse" o lugar para torná-lo mais familiar e dentro do que os produtos Yahoo costumam ser, portanto excluindo o conteúdo adulto.

E foi o que aconteceu. O desespero bateu na porta do Tumblr (uma busca na internet pode apontar diversos artigos que detalham esta crise e as possíveis consequências, então não vou ficar repetindo) e sem um planejamento decente, medidas estúpidas e bastante questionáveis foram tomadas, o que provocou um êxodo de usuários.

Sim, o conteúdo do meu blog era adulto. Sim, muita gente com blogs semelhantes, artistas, fotógrafos, etc, foram prejudicados. Não, nem todos os posts marcados como impróprios, segundo a nova política do Tumblr, são de conteúdo adultos. Não, o Staff não está dando nenhum tipo de explicação ou espaço para reclamações de usuários lesados.

Positivamente, para evitar uma gastrite de tanta raiva, eu zerei minha galeria no Tumblr e considerei isso um recomeço. Eu poderia manter as postagens somente no Instagram (que eu uso porque é facinho de usar), mas lembrei que eu tinha este blog aqui, meio abandonado, meio obsoleto. Ugh. Pior do que está não fica, e na pior das hipóteses sempre é um espaço para postar textos maiores do que os caracteres do Twitter (que eu uso esporadicamente, para estragar o dia dos outros).

Em tempo: há algumas fofocas de bastidores citando que o Tumblr pode (quem sabe?) ser adquirido por um outro grupo, pois é fato conhecido que ele não tem gerado lucro para o Yahoo como era esperado. Esta fofoca afirma que um grupo com ênfase em entretenimento adulto estaria interessado em comprar a plataforma e voltar às antigas políticas de conteúdo. Não sei o quanto isso é verdade, pois vi somente UMA fonte desta notícia, e enquanto não for confirmada ou desmentida, vai permanecer na esfera das lendas.

Se o Tumblr voltar atrás: se o Tumblr voltar às políticas antigas (o que eu acho improvável por vários motivos) eu volto para lá. Volto sorrindo. Mas enquanto nada disso acontece, e enquanto nenhuma outra plataforma (como Mastodon, Vero, etc) se mostra tão eficiente, sigo produzindo - e contando com os recursos disponíveis!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário