quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Na calçada da papelaria eu sentei e chorei - Grafite azul, grafite vermelho

Grafite azul ou grafite vermelho? Logo vocês vão ver que a cor é somente um detalhe, quando o que interessa é saber porque usar grafite colorido para desenhar, e qual a vantagem disso! Aqui estão meus dois cents...


O grafite azul, à princípio, funciona do mesmo modo que o grafite comum, e tem a mesma finalidade. A primeira vez que vi um desenho com o lápis azul foi a foto da prancha de um quadrinista americano, e na época fiquei sem entender a razão da escolha. Anos se passaram e li que o uso do grafite azul estava ligado ao processo de digitalização (no passado eram usados outros processos na produção gráfica, mas este não é o ponto), pois os scanners não costumavam "ler" a cor azul da mesma forma que as outras, suavizando muito a cor ou ignorando-a e mantendo a linha preta da arte final intacta, o que tornava a edição mais rápida. Curioso que descobri dia desses que algumas pessoas chamam o lápis azul para desenho de "lápis fantasma" justamente por sumir na edição!

Com o passar do tempo, os scanners se tornaram mais sensíveis, e a cor azul agora é percebida por eles. Então por que ainda se usa o grafite azul? Porque uma vez digitalizado o desenho devidamente arte-finalizado, no programa de edição você pode "desligar" ou "anular" a cor azul - há diversas maneiras de fazer isso, e não vou detalhar para não estender demais o post.

Mesmo com a evolução dos meios de captura de imagem, nesta foto o azul quase some em algumas partes.
Agora, partindo desta dinâmica de "desligar" a cor do lápis, pode ser usado da mesma maneira o grafite vermelho, verde, etc. Por uma preferência pessoal, a maioria vai para o azul, tratando-se de uma cor mais suave e menos cansativa para os olhos do que o vermelho. E por que este processo de "desligar" a cor não funcionaria para o traço de lápis comum? Porque o grafite de um lápis é constituído de pigmento preto (apesar de o percebermos como cinza) e o scanner vai ler isso como preto, ou uma diluição de preto, que vai rivalizar com o traço da arte-final, tornando a limpeza mais trabalhosa.

Tá vendo? Tem até ciência nesta frescura de lápis azul! Aqui no meu trabalho eu comecei a usar para ganhar tempo, já que não teria motivo de apagar o traço, e na edição o processo era mais rápido ainda, automatizando esta parte! E por não apagar o lápis, resulta menos sujeira e o papel segue inteiro, sem risco de amassar ou rasgar. Na prática, eu vi diferença no que se referia a desenhar cenários e figuras sobrepostas, pois você pode desenhar um personagem através do outro e vai saber onde está cada parte, e só vai arte-finalizar o que precisa.

Neste detalhe (desconsiderem esse lobo zoado) vocês podem ver que o lápis do desenho ainda está aí, inclusive as linhas de construção do chão!
E ainda sobre a parte prática do grafite azul para esboçar e desenhar, há sensível diferença de desempenho entre as marcas, sendo que algumas se comportam como um lápis comum (sendo apagáveis) e outras nem tanto (a borracha consegue apagar boa parte de alguns, mas não tudo). Você pode encontrar grafite azul na forma de carga para lapiseira (proporcionalmente costuma ser mais barato e mais prático, dependendo de suas preferências!) ou como lápis convencional cujo grafite é azul.

Para mim o grande problema deste material é realmente conseguir comprá-lo. Engraçado que eu encontro o grafite Pentel na minha cidade, mas tenho de levar um tubo vazio do produto para mostrar na loja, caso contrário vou ouvir um emblemático "senhora, NÃO EXISTE GRAFITE AZUL".

Dos lápis convencionais existem outros fabricantes, mas os que eu vejo que mais se destacam entre os lápis de grafite azul são Prismacolor e Caran D'Ache. Não usei nenhum, porque além de não ser barato, o frete para a minha região é indecente.

Este lápis da Prismacolor tem as duas cores em um só.
Outras marcas também tem esta característica, inclusive um tipo genérico que é chamado de "lápis de carpinteiro".

Reza a lenda que o lápis Sketcher da Caran D'Ache é um dos melhores.
Só sei que também é um dos mais caros!

Estes são os grafites azuis que eu tenho.
Adquiri ao longo do tempo, e são bem diferentes entre si.
1. Grafite genérico azul claro - este da foto não tem marca, e adquiri através de um site de compras estrangeiro. A espessura dele é 2.0 e funciona bem, mas usar um grafite azul claro não é para todo mundo uma vez que ele deixa menos contraste no papel branco, e pode embaralhar a visão!

2. Grafite colorido da Pentel - encontrado com relativa facilidade em papelarias maiores e/ou de material técnico. Ele vem na espessura 07, e existe nas cores azul e vermelho; apaga bem, não quebra facilmente.

3. Grafite colorido da Uni - feito pelo mesmo fabricante das canetas Uni Pin Fine Line. Também vem na espessura 07, e está disponível em diversas cores; este azul que eu tenho aqui apaga até melhor do que o da Pentel.

4. Grafite genérico azul - outro importado, de espessura 2.0. Não apaga tão bem (o "fantasminha" do traço fica no papel, e papéis como o 40 e 60kg podem sofrer com isso), possui tom azul médio, mas o fato é que funciona. E foi barato.

5. Lápis de cor azuis - estes da foto são simplesmente ilustrativos!! Aqui entra uma questão sensível: alguns desenhistas utilizam lápis de cor. No que se refere a cor e resistência, os lápis de cor funcionam perfeitamente. Um detalhe: os lápis comuns apagam melhor; os aquareláveis não costumam apagar tão bem.

Ainda sobre utilizar lápis de cor para fazer o lápis de um desenho, as opiniões dos desenhistas se dividem. Na minha experiência pessoal, eu já usei e não tenho queixas. Considerem que não utilizo certas cores do estojo e sobram quase todos os verdes e azuis, que são aproveitados assim. Da mesma maneira, existem também os "lápis marca texto" que também fazem a mágica - e são produzidos por diferentes fabricantes como Staedler (Lápis Marca Texto Textsurfer) e Koh-I-Noor. Já a Maped produz o lápis Color Peps Fluo, que vem em um estojo de seis diferentes cores.

Aqui no Brasil o Fluo da Maped é até fácil de encontrar. 
O grafite colorido Color Eno, da Pilot.
Grafite colorido Eno - produzido pela Pilot. Existe em uma boa gama de cores. Eu usei (já faz um tempo) o azul claro e este foi, de longe, o grafite azul que mais me causou problemas. Ele risca bem, apaga bem, porém quebrava demais e esfarelava no uso. (O que pode ser um problema da marca, ou um problema específico daquele lote que eu utilizei! Embora eu esteja falando de como aconteceu comigo, não vou condenar definitivamente o produto!)
Estes da foto são de espessura 05, mas também já vi 07 e 2.0 desta mesma marca!
Grafite colorido Staedtler - este eu não usei, mas a marca tem bons antecedentes (é difícil a Staedtler ser ruim em alguma coisa...) e pode ser interessante saber o que eles produzem. A Staedtler também produz os lápis convencionais de grafite azul e vermelho, além de um de duas cores, semelhante ao da Prismacolor!

Em todos os casos, eu percebo que o "marcar ou não o papel" está ligado a pressão que você faz no papel quando desenha. Se a sua pressão for grande, o papel vai marcar com qualquer material! O seu papel também merece cuidado, então cuidado na hora de apagar - teste o lápis antes com a borracha que você usa, para saber se vai funcionar. E a borracha não precisa sumir 100% com o lápis quando este for o colorido, pois isso você faz na edição! Outra dica: você pode fazer o esboço geral com um azul claro, e somente depois detalhar o seu lápis com grafite comum, ou um azul mais escuro.

Para quem procura uma segunda opinião sobre o tópico do grafite azul, além dos meus dois cents, por favor considere assistir o vídeo do Canal Crás Conversa Oficial:


Ufa! Pode parecer bobagem, mas acho que eu gostaria de ter encontrado mais informações na época que comecei a usar grafites coloridos, até para saber quais opções existem além dele! Espero que algo aqui seja útil!

PSIU: nem todas as imagens usadas neste post são minhas, mas eu precisava mostrar o bagulho!

3 comentários:

  1. Obrigada pelo post e seus comentários sobre o assunto. Sempre tive curiosidade sobre esses materiais e estou tentada, agora, a dar uma chance ao azul :3

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    1. De fato, só testando pra saber se você vai gostar! Primeira vez que eu trabalhei com lápis colorido eu usei lápis de cor (afinal, não ia precisar apagar depois mesmo!), só posteriormente que investi no grafite, etc. A maior diferença eu vi no tempo de edição, afinal esse método não exige uma fase de limpeza demorada :) Mostra lá no insta quando vc testar o azul!

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