Este texto NÃO é um tutorial de como manter o foco e a concentração no desenho.O que acontece é que eu passo pelo mesmo inferno que todo mundo neste assunto, no entanto consigo desviar dos danos maiores e produzir alguma coisa. Talvez estes meus dois cents possam ajudar alguém aí a tirar o urubu dos ombros!
Infelizmente, para mim o problema não está em somente "sentar e trabalhar" ou "o que desenhar", e sim conseguir fazer isso APESAR de inúmeras interrupções durante o dia e a noite também. Não posso dizer que só desenho em determinado horário ou em determinadas condições. Eu desenho quando dá e quando posso - o que é ridículo. E como não é possível esperar a Dona Inspiração surgir do nada, eu preciso manter o espeto afiado. Você leu certo. Não posso ficar encarando gratuitamente a folha de papel. Quando não estou trabalhando, eu estou estudando e rascunhando em um bloco - algo que não exige capricho, mas concentra a prática e corrige problemas.
Desligar redes sociais, desligar telefone, afastar distrações, abrir mão do que é dispensável, etc etc... Nada disso é páreo para as trocentas coisas incontornáveis que me fazem levantar daqui, portanto tenho em mente que tudo será feito em partes, talvez não seja finalizado de primeira, e que as metas precisam ser pequenas. Li certa vez em uma entrevista de um roteirista da Marvel algo cujo contexto era outro, mas apliquei o conceito na produtividade: sonhe grande, pense pequeno.
Um exemplo prático: você pegou um projeto com total de 100 páginas. Não entre no projeto olhando para as 100 páginas, pois fazer tudo de uma vez seria complicado. Se você dividir em quatro partes, aí começa a ficar mais racional: serão quatro partes de 25 páginas cada, e isso é mais fácil de manejar. E é possível dividir cada parte em etapas menores de produção: por exemplo, cinco páginas de lápis de cada vez, e assim por diante. Certo, a meta são as 100 páginas, mas a sua cota pode ser a de ter pronto o lápis de uma página por dia. É pouco? Talvez, mas é uma meta possível, então se você fizer duas, PERFEITO! Melhor ter o lápis de duas páginas pronto em um dia do que meter na cabeça de fazer o lápis de dez e sair frustrado por não chegar nem perto da metade disso.
Entendem? Manter a expectativa baixa não quer dizer manter o pé no freio. Ter uma expectativa alta inclui riscos, e algumas pessoas não lidam bem com a pressão de ter um projeto grande pela frente e travam. Sim, travam, e travam FEIO. Já vi desenhista entrar em parafuso com 20 páginas, imagina como fica a cabeça da pessoa com um projeto mais longo. Manter uma produção lenta, porém constante pode te levar mais longe, ou te tirar de um momento em que se encontra parado ou insatisfeito.
Não existe uma única fórmula para manter concentração e foco no desenho, ou um meio de como aumentar a produtividade. Posso dizer com segurança que cada um vai encontrar seu método, seja entre os tantos que existem, ou que são comentados por outros desenhistas que de alguma forma conseguem contornar a situação, ou (o mais provável) é que você pegue um pouco de cada e encontre o que funciona para você. Como fazer isso, como saber o que funciona? Testando. Para não deixar ninguém perdido, vou dizer o que funciona comigo, o que pode ser um ponto de partida:
Enfim, acho que já deixei meus dois cents neste assunto, porém... Nenhuma sugestão, dica, lista, nada disso vai ajudar a sua produtividade se você não fizer um esforço nesse sentido. Suas ideias não vão se desenhar (ou se escrever) sozinhas! Você vai encontrar resistência em muitos lugares, e bem que vale a pena lutar contra ela para descobrir o que existe neste misterioso lugar além da curva.
Infelizmente, para mim o problema não está em somente "sentar e trabalhar" ou "o que desenhar", e sim conseguir fazer isso APESAR de inúmeras interrupções durante o dia e a noite também. Não posso dizer que só desenho em determinado horário ou em determinadas condições. Eu desenho quando dá e quando posso - o que é ridículo. E como não é possível esperar a Dona Inspiração surgir do nada, eu preciso manter o espeto afiado. Você leu certo. Não posso ficar encarando gratuitamente a folha de papel. Quando não estou trabalhando, eu estou estudando e rascunhando em um bloco - algo que não exige capricho, mas concentra a prática e corrige problemas.
Sim, tem muita coisa estranha no meu sketchbook, e nem tudo que eu tento dá certo. Na verdade a maioria dá terrivelmente errado! |
Um exemplo prático: você pegou um projeto com total de 100 páginas. Não entre no projeto olhando para as 100 páginas, pois fazer tudo de uma vez seria complicado. Se você dividir em quatro partes, aí começa a ficar mais racional: serão quatro partes de 25 páginas cada, e isso é mais fácil de manejar. E é possível dividir cada parte em etapas menores de produção: por exemplo, cinco páginas de lápis de cada vez, e assim por diante. Certo, a meta são as 100 páginas, mas a sua cota pode ser a de ter pronto o lápis de uma página por dia. É pouco? Talvez, mas é uma meta possível, então se você fizer duas, PERFEITO! Melhor ter o lápis de duas páginas pronto em um dia do que meter na cabeça de fazer o lápis de dez e sair frustrado por não chegar nem perto da metade disso.
Entendem? Manter a expectativa baixa não quer dizer manter o pé no freio. Ter uma expectativa alta inclui riscos, e algumas pessoas não lidam bem com a pressão de ter um projeto grande pela frente e travam. Sim, travam, e travam FEIO. Já vi desenhista entrar em parafuso com 20 páginas, imagina como fica a cabeça da pessoa com um projeto mais longo. Manter uma produção lenta, porém constante pode te levar mais longe, ou te tirar de um momento em que se encontra parado ou insatisfeito.
Como podem notar, meu sketchbook é um lugar bem divertido. |
- Mantenha o espeto afiado. A prática de desenho constante ajuda a estar sempre preparado. O mesmo vale para a escrita. Tanto um sketchbook quanto um diário podem ser seus amigos.
- Não alimente o monstro. Tire da cabeça a ideia/estereótipo/pré-conceito que qualquer atividade artística ou criativa tem que estar associada a angústia, dor e sofrimento. Você não precisa sofrer para criar nada. Relaxa e deixa rolar, sem paranóia.
- Não alimente o monstro, parte 2. Não fique se auto-flagelando com pensamentos do naipe de "eu sou ruim, nunca vou conseguir fazer isso, vou desistir, preciso fazer e não consigo...". Vocês SABEM qual é a ferida que todos gostam de cutucar nessa hora. Então. Parem com isso. Quanto mais pensar no assunto, pior fica. Criar um pânico em volta da sua falta de motivação só vai te deixar mais inseguro e gastar energia à toa.
- Aceita que dói menos. A lenda do "moleque asiático mega talentoso" é verdadeira. Ele existe e não é você, e aqui podemos relaxar porque não temos intenção de ser um prodígio ou um mártir. A única pessoa que pode superar o moleque asiático é outro moleque asiático.
- O que é mais importante? Produzir sempre e constantemente ou fazer um desenho a cada seis meses? Vocês eu não sei, eu produzo muito, e (ainda bem!) produzo sempre.
- Você tem o direito de estar de saco cheio e cansado. A maioria de nós trabalha, estuda, cuida de casa, etc. Se o desenho é seu passatempo, melhor que seja algo que te divirta, e não algo que te irrite. E se for trabalho, você não precisa estar apaixonado pelo seu projeto para produzi-lo bem, e não é errado se divertir enquanto faz o que gosta.
- Você pode amar o que faz, mas não é obrigado a amar tudo o que faz. Para sair UM desenho razoável, às vezes precisam existir pelo menos DEZ desenhos ruins antes dele, e todos estes desenhos ruins foram etapas necessárias para que você chegasse naquele um desenho de qualidade.
- Trabalhar com desenho não é para todo mundo. E como passatempo, também não é! Sério.
- As chamadas "distrações" são bem relativas. Conheço gente que desenha com televisão ligada e olhando de vez em quando, ou conversando com quem está por perto. Outros não toleram nem um rádio ligado. Encontre o seu inimigo!
- Conheça seu limite. Forçar a barra para atravessar a noite desenhando pode prejudicar mais do que ajudar, porque em determinada altura você não vai render bem, e é preferível estar descansado para produzir melhor.
- Quantidade e qualidade não caminham juntos. Não se deixe contaminar por A, B ou C dizendo que "olha, fulano produz XXXX páginas em uma semana!". Foda-se. Estamos falando de desenho, DESENHO, D-E-S-E-N-H-O, e não estatística.
- Cada pessoa tem algo específico que a atrapalha. Tente encontrar essa resistência para saber como contornar o problema, porque simplesmente a fórmula de produtividade de uma pessoa não funciona com todo mundo, e sabendo qual é o elemento que está te travando é um começo.
- Tem dias que você vai achar que a sua mão está PODRE. Aceite isso. Fique em paz com isso. Há dias bons, há dias não tão bons, e a vida segue. Tem dias que não consigo desenhar ou escrever NADA, e ficar com paranóia com isso só vai agravar o quadro, do mesmo jeito que acontece quando você não consegue dormir e fica pirando com "oh meldels e se eu não dormir nunca mais???" e perde o sono de vez. Você vai voltar aos seus bons dias de desenhar, só não pode esperar que eles venham de graça: vai afiando o espeto!
Enfim, acho que já deixei meus dois cents neste assunto, porém... Nenhuma sugestão, dica, lista, nada disso vai ajudar a sua produtividade se você não fizer um esforço nesse sentido. Suas ideias não vão se desenhar (ou se escrever) sozinhas! Você vai encontrar resistência em muitos lugares, e bem que vale a pena lutar contra ela para descobrir o que existe neste misterioso lugar além da curva.
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