quarta-feira, 6 de março de 2019

Top 5 dos fretes indecentes + algumas dicas de sobrevivência

5 vezes em que simulei uma compra em lojas de materiais artísticos daqui do Brasil, 5 vezes em que tive vontade de chutar alguma coisa fofa, 5 vezes em que o frete foi mais caro do que o produto! Depois ninguém entende porque muita gente (inclusive eu!) prefere comprar de fora, esperar 2451231739 meses e brincar de roleta-russa com as taxas de importação...



Começando esta conversa com alguns pontos:

- Eu moro na região Norte do Brasil - nessa hora algum idiota vai dizer "ain, mas também, você mora loooonge". Moro longe, sim, floquinho de neve. Mas estou na ativa, assim como muitos colegas que moram fora do eixo Sul/Sudeste, e este assunto nos concerne.

- Para o teste, escolhi produtos aleatórios e de baixo preço - nada do que está na simulação é pesado, para justamente manter o peso abaixo de 500 gramas e ver o que acontece com um CEP da região Norte.

- Testei lojas de material artístico que não são novas e que possuem boa reputação - a intenção aqui não é fazer a caveira de ninguém. O problema não é a loja, e sim as taxas de frete, as quais não correspondem a qualidade de serviço oferecido pelos Correios.

Dito isto, a nossa lista, sem uma ordem específica. Material de pesadelo de primeiríssima qualidade!!

1º - COMPANHIA DO PAPEL
Não está em questão se a loja é boa ou ruim, o que eu estou sem palavras é com esse frete!
O frete sozinho cobre com folga o custo de 3 blocos deste que escolhi para a simulação!

2º - FRUTO DE ARTE
Ok, não tão doloroso, mas ainda assim doloroso.
Vá lá, esse item não deve estar pesando nem 100 gramas para justificar esse preço no PAC.
Correios sendo Correios.

3º - KORALLE
Eu espero sinceramente que esse frete seja mais ameno para quem mora mais perto da Koralle.
Porque ele não é nada amigável para quem mora longe!

4º - O PROJETISTA
A borracha é quatro, e o frete é vinte e oito.
Bom saber, assim passo longe.

5º - PAPELARIA UNIVERSITÁRIA
Se - eu digo SE - um dia eu for a São Paulo, eu gostaria de dar um rolê nesta papelaria.
Mas comprar pela loja virtual, NEM PENSAR, e o motivo é óbvio (ainda que a diferença entre o preço do produto e o preço do frete neste caso nem seja das mais dramáticas, porém...). 

É possível ainda que daqui alguns meses eu volte nestas mesmas lojas virtuais e encontre variações ainda maiores entre os fretes, ou que um ou outro se torne mais barato.

Fretes e logística não são ciências exatas, se você considerar que tudo pode acontecer com a sua encomenda - sumir pelo caminho ou ser roubada, e até ser recebida pelo vizinho xereta, etc... Mas aqui no Brasil existe esse problema do frete se tornar imoral para algumas regiões, e justamente porque estamos longe do "eixo", a distribuição de alguns produtos é prejudicada e afetada por essa distância (escassez e preço alto são alguns efeitos), então... Ou pedimos de fora dos nossos estados ou de fora do país.

Páginas de vendas internacionais (aceitam cartão de crédito e boleto) como AliExpress e Wish (tem outras, não vou citar porque não testei, então não tenho como dar uma opinião) são boas opções, embora o preço tenha variações que dependem diretamente da cotação do dólar, e que o frete esteja embutido no preço e exista a possibilidade da sua encomenda ser taxada ao chegar ao Brasil. Eu adquiri canetas, aquarela (tinta e estojos limpos), pincéis e outros materiais que estavam complicados de obter aqui. Teve item que chegou depois de 6 meses de espera do AliExpress, e pelo Wish foram 2-3 meses, então se você tem pressa, esqueça estes dois, e SIM, existe o risco da sua encomenda não chegar.

Para adquirir livros, na época em que o dólar não estava tão alto, eu comprava bastante através da página BookDepository (nunca tive problemas com eles), porém, com preços mais interessantes existem também o Better World Books e Thriftbooks, e vamos ser diretos, tive problemas com os dois, PORÉM o atendimento de ambos é muito bom e o valor foi devolvido sem problemas (observando apenas que você deve notificar a eles o atraso da entrega até certa data após a compra, para atestar que a sua encomenda se perdeu). Estes estabelecimentos aceitam cartão internacional.

Já aqui no Brasil, para fugir das lojas convencionais, existem OLX, Mercado Livre e Enjoei. OLX eu nem preciso dizer, tem de tudo, em vários estados de conservação, e talvez perto de você (dê preferência a itens que estejam na sua cidade); Mercado Livre tem itens raros (materiais artísticos, acessórios e livros também!), alguns importados, mas o frete pode te pegar de jeito; e no Enjoei não tem apenas roupas usadas e itens aleatórios, algumas pessoas se desfazem ali de material de desenho (eu comprei através do Enjoei duas canetas Desegraph novas, na caixa) e pintura, livros, e por preços interessantes, mesmo com o frete.

Vale apontar aqui, caso queira adquirir material artístico usado, compare antes com o preço de um novo, e com o estado do material que você quer adquirir. Materiais como canetas e marcadores usados não costumam compensar, e nem você vai saber o estado em que se encontram antes de ser tarde demais. Outros, como tintas e lápis, até na foto você vai ter uma ideia. O preço para usados deste tipo precisa compensar bastante em relação ao novo, principalmente se você vai pagar frete por ele.

Estes foram meus dois cents sobre fretes e lugares para adquirir seus bagulhetes artísticos, ou pelo menos o que costuma funcionar (ou não!) comigo. Para mim é um pouco menos dramático, afinal, se eu não tiver opção, eu vou desenhar com quase qualquer coisa que estiver disponível, portanto eu tenho muito pouco preconceito, e não tenho fidelidade com marcas. Isso não quer dizer que eu não tenho minhas preferências, apenas que eu não amarro meu trabalho nestas preferências!

Nenhum comentário:

Postar um comentário